IMPRESSÃO SLA/DLP

A impressão SLA (Estereolitografia) foi a primeira tecnologia de impressão 3D criada na década de 1980. Este método utiliza uma luz ultravioleta para solidificar uma resina líquida camada por camada até formar a peça final. A impressão DLP funciona de maneira semelhante, diferenciando-se apenas na forma como a luz é aplicada à resina. No entanto, as peças finais são praticamente iguais em ambos os processos.
Essa tecnologia é reconhecida pelo altíssimo nível de detalhamento e precisão dimensional. As peças dessa tecnologia quase sempre necessitam de suportes, que são facilmente removíveis mas podem deixar alguma marca na peça.
Nos últimos anos, a adoção dessa tecnologia tem crescido consideravelmente devido ao desenvolvimento e inovação dos materiais, o que reduziu o custo das resinas e aumentou a gama de materiais disponíveis para diversas aplicações que exigem alta performance mecânica. Hoje, é possível imprimir diretamente da impressora moldes para injeção de plástico, eliminando a necessidade de fabricar moldes caros e demorados.
Essa tecnologia é amplamente utilizada para produzir peças e protótipos que requerem o mais alto nível de detalhamento e qualidade superficial.